Escolha uma Página

​​Como compor um time de crescimento na sua empresa

Na prática, times de crescimento são multifuncionais por natureza e é justamente isso que o torna esse time tão poderoso e complexo.

Essa combinação de diferentes competências é capaz de gerar inúmeras possibilidades de crescimento para a organização, onde alocar ou contratar profissionais que atendam as competências mínimas de um bom time de crescimento passa por um enorme desafio.

Compreender qual competência está mais alinhada com o estágio do seu negócio é fundamental para planejar um time de crescimento. No entanto, existem competências mínimas que sempre devem ser priorizadas. 

No artigo de hoje você vai conhecer algumas dicas para compor um time de crescimento na sua empresa Continue a leitura e confira!

Mapa de competências de um time de crescimento

Confira abaixo um frame que pode te ajudar a descobrir quais competências são essas:

À primeira vista, pode parecer difícil identificar as soft skills do negócio, pois elas são a manifestação de conhecimentos e habilidades pessoais. Entretanto, a análise das soft skills vai te ajudar na identificação de pessoas mais diversas e focadas no crescimento do time. 


Onde alocar um time de crescimento?

Uma vez compreendido que um time de crescimento deve unir diferentes competências, é preciso entender também que o impacto do trabalho deste time na organização é enorme. Em linhas gerais, o time promoverá melhorias em várias áreas da empresa: de produto, marketing, dados e até o comercial.

Sabemos que em um cenário ideal, a cultura de crescimento deve estar presente na empresa como um todo, mas na prática, sempre fica a dúvida: por onde começar?

Dentro da área de marketing

Neste caso, a mantra da equipe passa a ser aquisição. O time precisa ter um foco muito grande em ações de topo de funil (aquisição e ativação), principalmente pela facilidade na exploração dos canais de aquisição, proximidade junto ao cliente e ecossistemas digitais.

  • Prós – Muita criatividade e capacidade de execução no curto prazo.
  • Contras – Necessitam de apoio quando o assunto é produto, principalmente em tecnologia.

Dentro da área de produto

Aqui, o time de crescimento passa a ter a dura responsabilidade em lançar features para o produto. O viés multifuncional do time de crescimento será fundamental no desenvolvimento de ações de retenção, recomendação e receita do seu negócio. Normalmente o time é composto por especialistas de dados, UX, CX, desenvolvedores e claro, produto.

  • Prós – O time de crescimento usa e abusa de metodologias ágeis para facilitar a gestão, organização e interações com as demais áreas da empresa, garantindo a cadência de entregas em termos de volume e velocidade.
  • Contras – O time necessita de interação constante com todas as áreas da empresa para capturar insights de oportunidades. Mas infelizmente não é possível ter conhecimentos profundos da operação de todas as demais áreas da empresa, o que pode proporcionar a entrega de features sem qualquer retorno para as partes interessadas.

Growth independente

Nesta linha, o time passa a atuar como uma área de crescimento para toda a organização. Ele possui uma estrutura independente de outras áreas, com projetos e orçamentos dedicados e uma liderança exclusiva.

  • Prós – É um excelente laboratório para futuros desdobramentos dentro da empresa, principalmente quando ela decide apostar em um novo produto ou serviço, ou até mesmo em novos processos.
  • Contras – É preciso ter o apoio e o patrocínio estratégico da empresa, ou seja, envolver a participação direta do CEO para bancar a nova área em um conselho executivo, por exemplo. É muito comum que o time seja exigido por retornos financeiros no curto prazo. Sabemos que a implantação de uma nova área de crescimento de uma organização é um projeto de longo prazo.

Fatores críticos de sucesso para a composição de um time de crescimento

A Cultura da empresa

Não é somente contratar um Growth Hacker e esperar que mágica aconteça.

  • É obrigatório que a empresa tenha um mindset de inovação, criatividade e, principalmente, ousadia.
  • Uma cultura ágil já implementada é capaz de fazer mudanças em ciclos rápidos.
  • Admita que erros fazem parte do jogo e estarão presentes no dia a dia do time.

Estágio do negócio e time de crescimento

  • Estágio da Descoberta (problem solution fit): Esse é o momento em que a empresa deve focar em encontrar seu product market fit e nada além disso. Entender o produto, o público e o tamanho do mercado são a prioridade. Nesta fase, os fundadores ou sponsors do negócio ainda possuem um papel fundamental na superação desta etapa. Não faz sentido contratar um time de especialistas, não é o momento. Coloque o negócio para rodar!
  • Estágio da Validação (product market fit): Neste estágio, seu modelo de crescimento deve ser validado. Posicionar adequadamente seu produto em um determinado segmento e ainda garantir a satisfação e engajamento do consumidor não são tarefas fáceis. Se for para contratar, o mais indicado para esta etapa é um profissional com perfil generalista/sênior. Ele servirá como uma base sólida para seu time de crescimento.
  • Estágio de Eficiência (modelo replicável): Seu negócio começa a ganhar tração e a necessidade de aperfeiçoar seu modelo de crescimento aumenta. É neste momento que estruturar seu time de crescimento passa a ser a prioridade. Testar, validar e implantar novos canais de aquisição e oportunidades exigem uma contratação de um profissional com competências específicas. Nesta altura, seus dados devem estar organizados, pois eles vão nortear o dia a dia deste novo especialista em seu time. Ele será capaz de tomar decisões estratégicas e lidar com os principais drivers de crescimento.
  • Estágio de Crescimento (escala): Nesta etapa, seu negócio já mapeou, testou e validou os principais canais de crescimento. O momento agora é de escalar as oportunidades geradas! Seu time necessitará de reforços e a chegada de mais especialistas será bem-vinda. É neste momento que profissionais com competências de performance, produto e marketing irão assegurar a execução destas trilhas de crescimento. No entanto, é necessária uma base forte em dados para garantir a escala exponencial do seu negócio. A coleta de insights baseada em dados passa a ser fundamental! Ao mesmo tempo, um importante fator crítico de sucesso nesta etapa é a gestão. Olhar o todo e garantir o alinhamento das ações junto a estratégia de crescimento são responsabilidades de um gestor maduro e experiente, capaz de tomar decisões rápidas, seguras, e sempre sustentadas em dados.

Dito tudo isso, já deu para ter uma noção da complexidade de formação dos times de crescimento. É preciso planejar muito bem o seu time, unindo pessoas com diferentes competências e tendo em mente quais as Hard e Soft Skills são as mais relevantes para a composição do seu squad. Não se esqueça que esse time será responsável por promover melhorias em todos os setores da empresa.

Desse modo, cultive a cultura do crescimento em todas as áreas e observe cada etapa do negócio. Feito tudo isso você irá evoluir em mais uma escala no seu estágio de crescimento.

Espero que as dicas de hoje tenham sido úteis para você. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda em algo relacionado ao tema, entre em contato com a gente! Adoraríamos ajudá-lo na composição do time de crescimento da sua empresa. Até mais!


Renato Akira
Renato Akira

Business Growth Leader